Hoje é o dia da mentira, mas aqui no Café Aroma só trabalhamos com verdades! Você já ouviu falar que café vicia? Ou que faz mal para o coração? Pois bem, está na hora de desmistificar algumas das fake news mais comuns sobre essa bebida tão amada! Vem com a gente!
1. Café vicia mais que outras bebidas? MENTIRA!
Muita gente acredita que o café causa dependência severa, como acontece com algumas substâncias químicas. Mas calma, não é bem assim! O café contém cafeína, um estimulante natural que dá aquela sensação de alerta e energia. No entanto, seu consumo moderado não provoca dependência química.
Se você já parou de tomar café de um dia para o outro, pode ter sentido uma leve dor de cabeça ou fadiga. Mas isso está longe de ser um vício perigoso! Afinal, essa sensação desaparece rapidamente e sem efeitos graves.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), FDA
2. Café faz mal para o coração? MENTIRA!
Se você já ouviu que o café é prejudicial ao coração, pode ficar tranquilo! Estudos apontam que o consumo moderado de café (até 4 xícaras por dia) pode reduzir o risco de doenças cardíacas, ajudando no funcionamento cardiovascular.
O segredo, como sempre, está no equilíbrio! Exagerar na dose pode levar ao aumento da pressão arterial e palpitações, mas o consumo dentro dos limites recomendados pode ser até benéfico para a saúde do seu coração.
Fonte: American Heart Association, Harvard T.H. Chan School of Public Health
3. Café descafeinado não tem cafeína? MENTIRA!
Muita gente acredita que o café descafeinado é 100% livre de cafeína. Mas a verdade é que ele ainda contém pequenas quantidades dessa substância.
Em média, uma xícara de café descafeinado possui cerca de 3 mg de cafeína, enquanto uma xícara de café normal pode conter 95 mg. Ou seja, é uma quantidade muito menor, mas ainda está lá. Se você quer evitar completamente a cafeína, talvez seja melhor optar por chás de ervas sem essa substância.
Fonte: Mayo Clinic
4. Café expresso é mais forte que o filtrado? MENTIRA!
Se você acha que o café expresso é mais forte porque tem um sabor mais intenso, saiba que isso não significa que ele tem mais cafeína! Na verdade, a extração do café filtrado é mais longa, permitindo que mais cafeína seja extraída.
Um expresso costuma ter cerca de 63 mg de cafeína por dose, enquanto um café coado pode ter entre 95 mg e 150 mg por xícara! Ou seja, se você busca um boost de cafeína, o café filtrado pode ser a melhor opção.
Fonte: National Coffee Association
Agora é com você!
Quantas dessas fake news você já acreditou? Tem alguma outra dúvida sobre café? Conta pra gente nos comentários! E lembre-se: no Café Aroma, a verdade sempre vem acompanhada de uma boa xícara de café.